A chance de você receber qualquer tipo de mídia ao longo de 1 dia é de 100%, os seres humanos estão sempre se comunicando, negociando ou até mesmo se socializando através de mídias diversas.
Ao mesmo tempo também é ótimo ter acesso a vários recursos de edição para utilizar em seus vídeos, áudios e fotos para parecem muito melhores e promover a sua imagem ou a imagem da sua empresa. Até porque…o que seriam das campanhas de marketing sem esses ótimos recursos, não é mesmo?
Compartilhar informações, vídeos, áudios e fotos são coisas que em muitas ocasiões consideramos até um ato bem divertido, só que conforme o tempo passa ouve-se falar cada vez mais sobre a falsidade de todos os tipos de mídia que circulam por aí. Nenhuma pessoa está imune a ser vítima desse tipo de ação fraudulenta no compartilhamento de arquivos e informações que muitas vezes envolvem temas pessoais, sigilosos ou até mesmo de negócios.
E enquanto uns utilizam essas ferramentas para promover um bom negócio, criar bons anúncios de divulgação, atrair novos clientes em potencial e contribuir para o mundo atual de uma forma positiva, outros utilizam para prejudicar as pessoas e até mesmo atrapalhar os profissionais de perícia quando há uma alguma investigação em curso e principalmente quando as provas existentes estão em formato digital ou audiovisual. É muito comum que atualmente as pessoas utilizem mídias sociais de vários tipos como prova de justificativa para abertura de processos e denúncias relacionadas a diversos tipos de crimes, só que nesse caminho pessoas envolvidas em ações criminosas aproveitam para alterar todos os arquivos de mídias que se possa imaginar, com o intuito de tornar as informações falsas e adquirir benefício em favor próprio.
A manipulação criminosa de mídias pode ser realizada de algumas formas como: por meio de inclusão ou remoção de alguns trechos do conteúdo, inserção de ruídos para esconder ou disfarçar os fatos ali presentes, entre outras técnicas. Mas, assim como a tecnologia facilita para que isso aconteça, também facilita para que uma equipe especializada em perícia audiovisual consiga identificar onde e como qualquer arquivo de mídia foi alterado.
Os profissionais de perícia utilizam softwares especializados em análise forense de edição e fonética da voz, assim como alguns outros procedimentos como: a comparação de locutor, a continuidade do discurso, o ruído de fundo, a análise dos metadados (são informações que acrescem aos dados ali presentes), a análise da forma de onda e o espectrograma que representam a amplitude de uma frequências componentes do som analisado. Estes são alguns dos ótimos recursos entre os muitos outros aos quais esses profissionais têm a sua disposição. Seja lá qual for o tipo de caso a ser solucionado…sempre que houverem arquivos de mídia ou audiovisuais como prova serão realizadas essas apurações para comprovar que tais arquivos são confiáveis e verdadeiros. Esses tipos de detecção impedem tanto que pessoas inocentes sejam condenadas injustamente como também ajuda na conquista da justiça para as vítimas dos que realmente cometem crimes levando-os a cadeia e a outras formas de pagarem por seus crimes, atualmente o sistema judiciário brasileiro têm reconhecido cada vez mais a necessidade do envolvimento dos profissionais de perícia para chegar a um veredicto de
forma mais assertiva ao solucionar casos com estas características de conteúdo comprobatório.
Deseja iniciar um processo judicial com a garantia da veracidade de alguma mídia ou arquivo audiovisual para apresentar como prova? Acesse www.souperito.com e obtenha mais informações com os nossos especialistas.