É impossível não perceber o quanto a tecnologia têm avançado em pouquíssimos anos. Com esse avanço a humanidade conquistou muitas facilidades ao mesmo tempo que mais problemas surgiram também. Diversos crimes passaram a se enquadrar e acontecer também na esfera virtual, isso obrigou de certa forma que a justiça e as investigações também se reinventassem. Não levou muito tempo até que uma adaptação nessas duas áreas ocorresse e agora é do conhecimento de todos que até mesmo crimes virtuais sejam julgados e solucionados de forma justa.
Primeiramente é necessário entender que a amplitude do mundo virtual se torna cada dia um pouco mais gigantesca, isso demanda cada vez mais a utilização de equipamentos eletrônicos com acesso a internet que são utilizados por criminosos para facilitar suas ações tanto no mundo real quanto virtual, porém por mais seguro que um equipamento eletrônico utilizado para cometer um crime de qualquer categoria seja, ainda assim pode servir como uma peça importantíssima no decorrer de uma investigação.
Esse tipo de trabalho investigativo é bastante diverso, vai muito além do que somente um exame que visa a extração do conteúdo desses equipamentos eletrônicos, a fim de permitir o acesso ao conteúdo ali presente. Também possui a finalidade de rastrear provas, lidar com imagens, vídeos, áudios de qualquer formato, assim como a checagem de arquivos suspeitos encontrados, imagens que se tornam virais nas redes sociais quando as fontes são inconclusivas, identifica alterações ou a destruição indevida de dados, ou até mesmo a duplicação destes dados ou programas de computador. Todo esse modo de atuar dos profissionais de perícia tem o objetivo de preservar os fatos de uma sentença a ser dada, a partir disso, são realizadas diversas análises inteligentes dos rastros identificados com muita precisão, confiabilidade e embasamento científico.
Em alguns casos pode ser que a autoridade jurídica que cuida do caso solicite até mesmo que o profissional de perícia cuide de tudo desde o princípio, podendo designar este profissional a realizar busca e apreensão de equipamentos suspeitos.
E a resposta sobre o porquê esse trabalho tem sido melhor aproveitado atualmente se dá pelo fato de que antes não havia um mundo virtual tão extenso e que favorecesse tantas ações criminosas fora do mundo real. E ao mesmo tempo que a esfera virtual pode ser utilizada como arma na mão de seres humanos mal intencionados também é uma arma de justiça nas mãos daqueles que trabalham arduamente na busca de soluções para inúmeros casos que envolvem crimes de maior ou menor grau que também acontecem no mundo real. Já é bastante visível que com o passar do tempo a demanda por esse tipo de investigação que já é enorme continue a crescer e por consequência alcançar mais destaque, pois se trata de um trabalho minucioso realizado por profissionais que exercem um papel social muito importante, utilizando como seus grandes aliados a ciência e a tecnologia.
Conheça nosso trabalho em Perícia Audiovisual, acessando: www.souperito.com