Se tornou muito comum que empreendedores do Brasil inteiro tenham algum tipo de processo ou reclamação na justiça do trabalho atualmente. Isso se deve ao fato de que as leis trabalhistas obviamente estão sempre a favor da parte que consideram mais “frágil”, ou seja, do trabalhador, mas nesse artigo vamos analisar até que ponto isso pode ser saudável.
Considerando o fato de que as leis trabalhistas surgiram para tornar os ambientes e condições de trabalho mais dignos, também devemos concordar que o nosso mundo realmente se adaptou muito bem a essa questão, porém ainda podemos encontrar algumas falhas e isso é perfeitamente normal, em geral, se trata de falta de informação, mas nunca de realmente querer prejudicar a integridade do trabalhador. A grande questão é que como já ficou bem claro que a justiça do trabalho não está a favor do empreendedor, abre-se uma brecha para que o trabalhador possa agir de má fé diante de qualquer situação que ele considere digna de abertura para um processo, mesmo que por muitas vezes ele nem tenha como comprovar todos os fatos.
Algo que tem ocasionado muitos problemas e abertura de processos são as condições de segurança no trabalho e que é considerado um motivo grave de falha partindo do ponto de vista de um juiz. Na maioria das vezes, as aberturas de processos começam quando o contrato de trabalho é encerrado, esse tipo de situação gera uma espécie de ressentimento e insatisfação por parte do ex-empregado para com a empresa que o demitiu e este no fim das contas acaba acionando a justiça apresentando diversos tipos de reclamação, a maioria delas se tratam das condições e o ambiente de trabalho. A partir disso, temos um caso em andamento e é aconselhável aos empreendedores que passam por esse tipo de situação procurar um advogado, porém não somente isso, é necessário também procurar um perito em Segurança do Trabalho. Esse profissional é responsável não só por analisar o cenário das condições atuais, mas também do histórico anterior dos relatórios e visitas feitos pelo Técnico em Segurança do Trabalho. E para otimizar o resultado desses relatórios e análises o empreendedor pode fidelizar-se a uma equipe de peritos, dessa forma esses profissionais poderão cuidar previamente de qualquer situação ou fator que venha a expor os trabalhadores daquela empresa a qualquer tipo de risco enquanto exercem suas atividades. Aqui podemos ver que o trabalho de um perito não se trata apenas de resolver um caso em andamento, mas também impedir que ele tenha um péssimo desfecho, a partir do momento em que todas as falhas são identificadas e corrigidas no dia-a-dia daquela organização. Dessa forma, independente da quantidade ou complexidade de processos que a empresa receba ela sempre estará resguardada por um arsenal de provas fidedigno e adequado.
E não menos importante…os relatórios e provas técnicas elaborados pelo perito expõem ao advogado o seu entendimento sobre o caso e evidencia todos os aspectos técnicos de forma objetiva, isso fará com que o advogado consiga focar seus argumentos nos pontos essenciais, trazendo assim maior êxito na causa
Está precisando lidar com um caso desse tipo e não sabe o que fazer? Acesse www.souperito.com