Quais seriam as soluções que a perícia em Medicina Legal e Psiquiátrica poderiam oferecer ao caso da morte de ex-tesoureiro do PT?    

O crime aconteceu no último sábado, dia 09 de julho, em Foz do Iguaçu (PR). E até o momento não se sabe ao certo se a morte foi causada por motivos de rivalidade política. O caso segue em aberto com muitas questões a serem respondidas…o que motivou a ação do atirador? Houve morte imediata? Rivalidade política poderia ser um fator decisivo na investigação do caso? O atirador sofria com algum tipo de doença psíquica? São algumas perguntas que muitos estão fazendo.


Sempre que ocorre uma morte surgem diversas versões dos fatos conforme a visão de cada testemunha que estava presente no momento em que tudo aconteceu. E existem muitos pontos de decisão a serem tomados para solucionar esse caso. Isso se torna uma tarefa cada vez mais complicada a medida que o tempo passa, porém para todo caso existe uma solução, mesmo que esta não chegue de uma forma tão simples.


É necessário respeitar algumas etapas…assim como o caso envolve muitas perguntas, também envolve muitas provas. A primeira delas é que o local era monitorado por câmeras, a segunda é que haviam testemunhas e estas prestarão seus depoimentos e a terceira é que havia o corpo da vítima. Cada prova é tratada por uma equipe de especialistas diferente, porém aqui a mais determinante serão as possíveis soluções vindas da perícia em Medicina Legal e Medicina Psiquiátrica. Estas trabalham em conjunto, são partes bastante importantes diante do caso.


A começar pela perícia da Medicina Legal…esta pode oferecer como solução os laudos de esclarecimentos precisos sobre como foi a morte do ex-tesoureiro do ponto de vista científico, afim de comprovar e confirmar que sua morte teve como causa o ataque a tiros e em segundo plano vem a contribuição da perícia em Medicina Psiquiátrica que fará uma investigação sobre o perfil psicológico do atirador e somente então irá gerar um laudo referente a condição psíquica deste e se realmente o crime poderá ser-lhe imputado ou não.


Aqui percebemos o quanto o trabalho de perícia é importantíssimo quando se trata de decidir os rumos que o caso vai tomar, é através das análises e laudos periciais que o juiz responsável pelo caso pode determinar uma sentença corretamente mediante a ordem dos fatos. Sem que o trabalho da perícia em Medicina Legal e Psiquiátrica sejam feitos, nada poderá solucionar as várias questões a serem respondidas. Dessa forma, um trabalho com tamanha complexidade precisa estar nas mãos de profissionais capacitados e com um senso de atenção acima do convencional.


Cada envolvido no caso espera uma resposta e solução a ser dada de forma justa, isso torna o trabalho dos peritos indispensável, pois a família espera um esclarecimento sobre a perda sofrida, o atirador espera uma sentença, seja condenatória ou não e a população espera uma resposta sobre a motivação, se foi realmente por rivalidade política ou não. As conclusões dos profissionais de perícia são de interesse público e nesse momento envolvem muito mais do que somente a solução de um crime, mas também as expectativas de apoiadores de dois lados políticos bastante distintos.


Devido a tudo isso é necessário entender que somente a perícia é responsável por tomar as rédeas de todo e qualquer acontecimento, o juiz decide somente pela sentença baseada no trabalho destes profissionais que entendem com maestria sobre o que é precisão e confiabilidade, porém também é o mais árduo, se trata de literalmente comprovar uma morte, colocar alguém na prisão ou não e determinar o motivo que levou a tudo isso com real clareza e coerência, que em sentido literal se trata de levar ao juiz uma solução já concreta.


Os profissionais de perícia que tratam de casos como este podem ser internos do próprio Ministério Público ou também profissionais independentes. Venha conhecer o nosso trabalho de perícia em Medicina Legal e Psiquiátrica, acessando www.souperito.com.