Nos dias de hoje não é tão comum encontrar pessoas que se submetam a certos tipos de condições de trabalho, como por exemplo as de exposição a excesso de calor, ruído, poeira, radiação etc. Os trabalhadores atuais têm optado por profissões mais confortáveis e seguras a medida em que o tempo passa. Porém, há uma grande quantidade de pessoas que passaram suas vidas a postos destes tipos de trabalho, que em geral trazem prejuízos a saúde e integridade física no longo prazo, até mesmo se foi feito o uso correto de equipamentos de segurança. Todos estes trabalhadores são ou pelo menos deveriam ser acompanhados de perto por profissionais de Segurança do Trabalho. Estes exercem um papel importante quando se trata do reconhecimento de riscos em maior ou menos grau diante do ambiente de trabalho.
Não é nenhuma novidade que o sistema de previdência brasileiro não seja de muitos amigos e facilite o processo de quem solicita uma aposentadoria especial ou por acidente tendo como causa esta exposição de risco no ambiente laboral. E muitas vezes o trabalhador que contribuiu corretamente durante todo o período em que esteve em atividade pode acabar não conseguindo ou esperando por muito tempo até alcançar um dos dois benefícios.
Conhecendo essa realidade é mais que recomendado acionar um advogado para ajudar no processo, porém não basta apenas conhecer sobre direito trabalhista ou previdenciário, até mesmo porque não se pode confiar nas falhas do sistema previdenciário brasileiro, mas é possível deixar o cliente imune a este tipo de situação. Para isso é necessário que como advogado você adote três práticas vencedoras que sempre garantem bons resultados nestes casos.
A primeira delas é: não perca tempo esperando que o processo do INSS resolva tudo, existe outra forma de acelerar isso por conta própria sem sair dos parâmetros da lei, construindo um amplo arsenal de provas técnicas. A segunda é: torne-se aliado de um perito em Segurança do Trabalho, pois ele é o especialista que conhece em sentido amplo tudo que se refere a ambientes laborais de alto risco a integridade física e trabalha não só monitorando a exposição a estes ambientes como também com a comprovação necessária de que deve haver uma preocupação e cuidado maior para com o trabalhador que precisou se submeter a estes tipos de condições. E a terceira é: trabalhe sempre em conjunto com este profissional para aprender e entender melhor os resultados encontrados e ter seus argumentos validados em favor do seu cliente.
Esse trabalho de bastidores com uma equipe competente de peritos que analisam e comprovam a existência de riscos no ambiente em que um trabalhador esteve exposto, levará você a um nível mais alto de reconhecimento tanto pelo cliente, como também pelo julgador do processo que já terá em suas mãos tudo que precisa para determinar que o benefício seja concedido.
Lembrando que ao entrar com o processo é necessário que tudo já esteja pronto, pois laudos inconclusivos são uma das maiores razões pelas quais muitos benefícios de aposentadoria destas modalidades são indeferidos. Agora que você já sabe o que fazer diante desses casos venha conhecer o nosso trabalho de perícia em Segurança do Trabalho, acessando www.souperito.com tenha a oportunidade de trabalhar com uma equipe competente e dinâmica que está sempre à disposição para solucionar ações judiciais diversas.