No cotidiano de um advogado é bastante comum lidar com casos que envolvem empresas com a solicitação de benefícios previdenciários por parte de seus colaboradores.
A maior parte refere-se a solicitação de diversos auxílios.
Que na grande maioria vêm de pessoas que geralmente estão mais expostas a situações de alto risco ou sofreram algum acidente em seu ambiente laboral. Diante da demora em que os casos são conduzidos pelo INSS, mais e mais pessoas têm buscado maneiras de avançar um pouco mais rápido. Esse fato coloca o advogado em uma condição onde é necessário comprovar vários requisitos que levam o seu cliente (colaborador de uma empresa) a obter êxito e alcançar os devidos fins para a concessão do benefício ou auxílio. Por mais que pareça bastante complexo comprovar o direito que o solicitante tem de receber o benefício, na verdade é uma realidade totalmente possível. Porém, não basta apenas apresentar documentos trabalhistas como tentativa de comprovação, pois em geral os processos do INSS exigem muito mais do que apenas documentos que comprovem vínculo trabalhista.
Então para dar início a petição do cliente, será necessário reunir tudo que literalmente tenha o poder de convencer o julgador do direito que o colaborador solicitante tem de receber o benefício de acordo às condições a que está exposto durante seus períodos de trabalho.
E a partir desse momento, entramos na etapa em que a Segurança e Engenharia do Trabalho favorecem o processo.
Conforme o que conhecemos sobre essas duas áreas…sabemos que são elas que determinam os riscos e condições a que o trabalhador está exposto, porém no momento da petição, os relatórios e laudos da empresa que o mesmo possui vínculo, não estão em poder do advogado para serem elaborados.
E a grande chave do êxito está nos profissionais responsáveis pela Engenharia e Segurança do Trabalho que determinam a credibilidade destas provas, que serão solicitadas no momento oportuno do julgamento, elas evitam a ausência de informações que afastam o solicitante de conquistar o direito a ser dado pelo julgador. Eles também visam não apenas a aplicação da justiça, mas também o resguardo da dignidade humana relacionada a cada solicitante e da empresa a que está vinculado.
Por isso, é importante destacar que não se pode esquecer da apresentação de laudos devidamente atualizados e realizados por um profissional destas áreas que seja realmente competente. Isso se deve ao fato de que os laudos elaborados para cada processo e funções exercidas, são devidamente acompanhados pelos magistrados e sentenciados conforme o que está sendo dito neles.
Sendo assim, antes mesmo que a petição seja iniciada, as potenciais provas técnicas tanto de comprovação do vínculo trabalhista, quanto das condições e riscos do local de trabalho devem estar concluídas e devidamente reunidas. Caso não seja dada a devida atenção a esta etapa do processo, além de torná-lo mais demorado, ainda poderá comprometer o seu resultado, podendo ocasionar multa ao empregador e indeferimento à solicitação do empregado.
A Sou Perito é a responsável por entregar nas mãos de advogados estas provas técnicas que ditam o resultado dos julgamentos tão esperados por muitos que apresentam seus casos à escritórios de advocacia todos os dias. Ajudando a conduzir a estratégia jurídica, respondendo os quesitos necessários para entregar sempre um resultado positivo em favor tanto da parte solicitante do benefício, como da parte que diz respeito a empresa que o emprega. Venha conhecer mais sobre o nosso trabalho e obter informações, acessando o www.souperito.com