Uma das coisas que mais dá nos nervos de pessoas que moram em grandes cidades é o trânsito. Embora a pandemia tenha nos apresentado um novo modelo de desenvolver toda e qualquer atividade remotamente, ainda é inevitável pegar um trânsito de vez em quando. E o que parece ser um caminho conhecido e que temos costume de trafegar, também pode se tornar uma tremenda dor de cabeça.
Ao entrar na autoescola desenvolve-se o aprendizado da famosa direção defensiva e há uma grande razão pela qual todos os brasileiros habilitados são submetidos a este
conhecimento …simplesmente não se sabe se as outras pessoas que trafegam ao lado, a frente ou atrás são ou estão realmente aptas a dirigir um carro ou qualquer outro tipo de veículo. As incapacidades de outros motoristas serão sempre invisíveis diante de nós, só é possível conhecermos as nossas próprias.
Acidentes de trânsito acontecem a todo momento, seja em meio a uma imensidão de outros veículos ou até mesmo na saída de um pequeno estacionamento. E quando se trata de um veículo particular envolvido em qualquer acidente, é totalmente normal que ambas ou uma das partes acionem um advogado para que comecem os trâmites relacionados a busca e comprovação de quem poderá ter sido o causador, até mesmo porque ninguém quer levar a fama de ser um péssimo motorista. Porém, é preciso que o advogado atente-se ao fato de que pode estar lidando tanto com a parte que causou como com a parte que sofreu o acidente, principalmente quando o resultado é uma morte.
Sabemos que sempre existem testemunhas que presenciam o acidente e prestam seus depoimentos como forma de ajuda para a solução do caso, porém isto não é o suficiente para ser apresentado diante de um juiz, que por mais que possua vasto conhecimento sobre diversos casos deste tipo, ainda assim poderá não entender muito bem o ocorrido especificamente naquela ocasião pela falta de provas conclusivas.
Independente de qual lado esteja o seu cliente é seu dever confirmar para agir de forma justa, isso já seria o primeiro passo para lidar de forma correta diante do caso, para que a decisão final não favoreça de forma indevida um possível culpado, em seguida, para alcançar este objetivo é necessária a realização de uma análise investigativa dos veículos e local onde tudo aconteceu, e se nesse momento você pensa: “sou um advogado e não tenho estrutura ou conhecimento para realizar esta análise” também está no caminho certo, pois os profissionais responsáveis por este tipo de análise são os peritos. Estes são grandes aliados dos profissionais da advocacia que lidam frequentemente com esses tipos de causas judiciais.
A análise mencionada anteriormente funciona como uma espécie de reconstrução do acidente, é considerada uma das mais complexas e desafiadoras que existem até o momento e tudo isso, mediante uma visão totalmente imparcial de um perito especializado. Esta análise serve para materializar o contexto e condições em que ocorreu o acidente e fazendo isso é possível oferecer ao juiz uma visão mais ampla e detalhada sobre o caso, ajudando-o a ser mais assertivo no veredicto final e evitando que a vítima termine sem direito a um ressarcimento ou indenização.
É importante reconhecer que envolver um profissional especialista na recriação e análise de acidentes de trânsito evita grandes prejuízos ao andamento do processo e os torna mais ágeis e conclusivos. Venha conhecer o nosso trabalho com laudos periciais direcionados a acidentes de trânsito acessando www.souperito.com